quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Semana da Arte Moderna de 1922


Em oposição às formas clássicas, a arte moderna surgiu no final do século passado em forma de pintura e escultura.

Os impressionistas, primeiros pintores modernos, geralmente escolhiam cenas de exteriores como temas para suas obras: paisagens, pessoas humildes, etc.

Características da Arte Moderna

Objetivando romper com os padrões antigos, os artistas modernos buscam constantemente novas formas de expressão e, para isto, utilizam recursos como cores vivas, figuras deformadas, cubos e cenas sem lógica. O marco inicial do movimento modernista brasileiro foi a realização da Semana de Arte Moderna de 1922, onde diversos artistas plásticos e escritores apresentaram ao público uma nova forma de expressão. Este evento ocorreu no Teatro Municipal de São Paulo.

Não foi fácil para estes artistas serem aceitos pela crítica que já estava acostumada com padrões estéticos bem definidos, mas, aos poucos, suas exposições foram aumentando e o público passou a aceitar e entender as obras modernistas.

A Arte Moderna está exposta em muitos lugares, em São Paulo ela pode ser vista no Museu de Arte Moderna, nas Bienais e também em outras formas de exposições que buscam estimular esta forma de expressão.

Coleção de obras de Milton Dacosta








Coleção de obras de Ismael Nery

Autorretrato

Adalgisa Nery

Orelhas sobre a mesa

Bar Alpino

Ismael em três tempos






Coleção de obras de Di Cavalcanti

Baile Popular

Duas Mulatas

Mulheres Protestando

Aldeia de Pescadores

Carnaval




terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Coleção de obras de Lasar Segall

Retrato de Mario de Andrade

Emigrantes

Homem com violino

Encontro

Autoretrato




Coleção de obras de Tarsila do Amaral

 Abaporu

 Antropofagia
 A Lua

Chapéu Azul

Operários





Coleção de obras de Anita Malfatti


A Boba

 A Estudante

 O homem amarelo

 A mulher de cabelos verdes

 O Japonês





Milton Dacosta

Milton Rodrigues da Costa mais conhecido como Milton Dacosta nasceu em Niterói em 19 de outubro de 1915 e morreu no Rio de Janeiro no dia 4 de setembro de 1988 foi um pintor, desenhista, gravador e ilustrador brasileiro foi casado durante 37 anos com a pintora Maria Leontina e tiveream um filho chamado Alexandre Dacosta.
Milton começou fazendo paisagens e em 1941 adotou o cubismo e na decada de 1950 aderiu o abstracionismo geometrico.

Ismael Nery

Ismael Nery nasceu em 9 de outubro de 1900 em Belem do Para e morreu em 6 de abril de 1934 no Rio de Janeiro, foi um pintor surrealista.
Descendente de indigenas africanos e holandeses, mudou-se em 1909 para o Rio de Janeiro com a familia.
Em 1915 foi para a escola de nacional de belas artes.
Trabalhou em arquitetura no Patrimônio Nacional do Ministério da Fazenda em 1922 casou-se com a poetista Adalgista Ferreira.
Em 1929 descobriu que tinha tuberculose e por 2 anos se enternou em um sanatório, ele saiu do sanatório aparentemente curado mais em 1933 a doença voltou em uma forma irreversivel e em 1934 ele veio a falecer.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Di Cavalcanti


Di Cavalcanti era um intelectual bem informado sobre as vanguardas modernistas do seu tempo, interessado não só por artes plásticas, mas por outras áreas. Por isso em 1921 ele foi convidado a ilustrar o livro de Oscar Wilde “Balada do Cárcere de Reading”.
O pintor Emiliano Di Cavalcante nasceu em 6 de setembro de 1897 no Rio de Janeiro. Naquela época, o panorama das artes plásticas no Brasil era bastante desolador
Nesse contexto, tornaram-se muito importantes as exposições de Lasar Segall, em 1913, e de Anita Malfatti, em 1917, esta duramente criticada. Esses dois episódios fazem parte da história de um movimento em direção às correntes modernistas européias que iria culminar na Semana de Arte Moderna de 1922. Di Cavalcanti já era um artista de talento bastante reconhecido, a sua atuação em 1922 foi essencial.

Lasar Segall


No ano de 1923, o pintor lituano Lasar Segall se mudou para o Brasil. Ele já era um artista conhecido. Mas foi aqui que segundo suas próprias palavras, sua arte conheceu o “Milagre da luz e da cor”

De família judia, Lasar Segall desde cedo manifestou interesse pelo desenho. Iniciou seu estudo em 1905, quando entro para a Academia de Desenho de Vilna, sua cidade natal. No ano seguinte, mudou-se  para Berlim, e passou a estudar na Academia Imperial de Berlim, durante cinco anos. Depois mudou-se, a seguir para Dresden, estudando na Academia de Belas Artes.

Tarsila do Amaral


Tarsila fez parte da renovação da arte brasileira que aconteceu na década de 1920. Juntou se ao movimento modernista e ligou-se com especial interesse à questão da brasilidade. Formou com Anita Malfatti, Menotti Del picchia, Mário de Andrade e Oswald de Andrade, com quem e se casou com o próprio em 1924, esse foi chamado o Grupo dos Cinco.

Tarsila nasceu em Capivari São Paulo em 1886. Estudou com Pedro Alexandrino a partir de 1917 e depois com George Fischer Elphons, em São Paulo. Em Paris frequentou a Académie Julien.  Estruturou sua personalidade artística apartir das influências cubistas. Em 1922 Participou em Paris do Salão dos artistas franceses.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Anita Malfatti

Anita Malfatti nesceu no dia 2 de dezembro de 1889 em São Paulo e morreu dia 6 de novembro de 1964 em São Paulo, ela foi uma professora desenhista pittora e gravadora.

Filha do engenheiro italiano Sammuel Malfatti e da mãe norte-americana Betty Krug Anita nasceu com atrofia no braço e na mão direita. Aos 3 anos de idade Anita foi levada a Lucca pelos pais com esperança de corrigir o defeito congênito. Os resultados foram tristes, o tratamento medico não foi bem sucedido, então Anita teve que carregar essa deficiencia pelo resto da vida. Voltando ao Brasil ela teve a disposição da governanta inglesa
Miss Browne que ajudou Anita no desenvolvimento do uso da mão esquerda e no aprendizado da arte e da escrita.

Em 1897 iniciou seus estudos na colégio São José (uma escola de freiras católicas) onde foi alfabetizada. Anita
passa a estudar em escolas protestantes (na escola americana e depois no Mackenzie College).Em 1906 Anita Malfatti recebe o seu diploma de normalista.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Alguns artistas modernistas

Agora citarei alguns artistas modernistas:

Anita Malfatti




Ismael Nery



Milton Dacosta






Tarsila do amaral





Di Cavalcanti



e por fim, Lasar Segall



Eu vou escrever a biografia de todos os artistas citados nos meus proximos posts.

Como os artistas modernistas são conhecidos

Os artistas modernistas são conhecidos por se expressarem de uma forma diferente. Um exemplo são as pituras, elas tem cores vivas, figuras geometricas, distorções e cenas com nem um sentido.



quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Caracteristicas da arte moderna

Os artistas queriam romper os padrões antigos buscando novas formas de expressão, e para isso eles usavam cores vivas, figuras deformadas, figuras geometricas e cenas sem lógica

Modernismo do Brasil

Este blog fala sobre o modernismo no Brasil, pra quem não sabe o modernismo brasileiro foi um movimento que mudou boa parte da arte no Brasil e ocorreu no século XIX.